Permitam-me a comparação...
Este artigo, retirado do Ourém Outrora (mais um excelente trabalho de pesquisa), data de 1941. Mas bem vistas as coisas, encaixa perfeitamente nos dias de hoje. É triste verificar que algumas das necessidades de Vila Nova de Ourém em 1941 ainda se sintam 64 anos depois, na Cidade de Ourém... Incrível. Convido-vos a ler:
Importante plano de urbanização camarária
Na última sessão do Concelho Municipal, foi, pelo Ex.mo Presidente da Câmara, Sr. Capitão Vieira Justo, apresentada à apreciação e aprovação daquele organismo, um vasto e importante plano de melhoramentos a levar a efeito pelo Município e do qual beneficiará não só a Vila como todo o concelho. É uma concepção magnífica que depois de executada colocará a cabeça do concelho e este no ritmo das modernas realizações urbanísticas e que por isso mesmo mereceu o pleno e unânime consenso daquele douto Conselho.A esse plano nos referimos oportunamente, com a devida minúcia, já que as nossas ocupações presentes não no-lo permitem para hoje: no entanto para que os nossos leitores desde já possam avaliar da sua vastidão e importância damos a seguir a nota resumo dos melhoramentos nele previstos:
Abastecimento de água à Vila;
Construção de uma escola na Vila, para o sexo feminino;
Ampliação do edifico dos Paços do Concelho, com a construção de um corpo igual ao existente, para nele serem instalados todos os serviços públicos;
Construção do mercado fechado;
Saneamento da vila;
Grandes reparações nas estradas e caminhos municipais segundo as respectivas comparticipações concedidas pelo Estado;
Continuação e conclusão da Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Conde de Ourém);
Continuação da Electrificação do concelho.
No “Noticias de Ourém” a 21/09/1941.
Sem comentários:
Enviar um comentário