Praxes vão a Julgamento
Conforme noticiado em vários meios de comunicação, seis alunos da Escola Agrária de Santarém vão a Julgamento por abusos físicos e psicológicos graves a uma caloira, aquando das praxes. Ouvi inclusivamente na TSF que tinham colocado a cabeça dela dentro de um alguidar repleto de escravelhos...
Porque fui praxado e posteriormente praxei, sinto-me à vontade para comentar este caso.
A praxe tem aspectos positivos, quando ela é bem feita e quando há vontade das duas partes. Mas quando ela é mal feita (como foi o caso) e em que os caloiros estão por obrigação e não por sua própria vontade, então creio que é algo abominável e triste. Neste caso (assim como noutros que mereciam tal reprovação), sou todo a favor do julgamento nos tribunais, pois ninguém é obrigado a ser sujeito a tais actos, contra a sua vontade.
E esta é a primeira vez na História do nosso País que um processo contra uma praxe é levada até às últimas instâncias. Penso que poderá ser apenas o primeiro de muitos mais casos...
Prevejo grandes alterações no futuro das Praxes.
2 comentários:
Não podia estar mais de acordo contigo…
Apenas creio que não é o primeiro caso a ir ate as ultimas instancias… Acho que aqui á uns anos (não muitos) ouve pessoal que chegou a ser expulso da universidade… mas não tenho a certeza, vou investigar, quando souber digo algo…
Fica bem, continua assim, abraço….
Tiago Gonçalves
Concordo completamente ctg.
E a bem de melhorar o que pode ser uma diversão e integração dos novos estudantes das univs só faz bem se houver uma alteração para melhor.
Só assim a tradição faz sentido.
Enviar um comentário