terça-feira, janeiro 24

Green Day

Como devem saber (basta terem dado uma espreitadela no MTV European Muisc Awards em lx), os Green Day são actualmente uma daquelas bandas sensação dos miudos. Aparecem em todas as revistas, estão colados nas paredes de quase todos os quartos dos adolescentes, os seus últimos álbuns fartam-se de vender e ganhar prémios e basta ver os perfis dos miudos no hi5 (caso dos meus primos adolescentes, por exemplo) para ver na secção de música favorita o nome dos Green Day. Basicamente, são loucos por eles.

Mas o que eu me pergunto é o seguinte: serão esses mesmo miudos conhecedores de um grande album dos Green Day, intitulado Dookie, lançado em 1994 e que marcou o verão de todos nós que tínhamos já idade para "ter" verão...? Será que conhecem? A resposta é não. Pelo menos das vezes que perguntei ao meus primos mais novos se conheciam canções como "Basket Case", "She" ou o "When I come around", a resposta foi negativa. Nem tocada numa guitarra e cantada eles as reconheceram. E pergunto eu, como é possível?! Como é possível adorar-se os Green Day sem se conhcer o Dookie?! Parece-me a mesma coisa que adorar os Nirvana e não se conhecer o "Smells Like Teen Spirit" ou o "Come as you are" (salvaguardando as devidas comparações entra as respectivas bandas).

Eu não sou fã dos Green Day. Mas sou fã do Dookie. Incondicional. Porque me transporta para aqueles verões onde podia curtir verdadeiramente, sem qualquer tipo de ressponsabilidade! E o Dookie foi, é, e sempre será parte da banda sonora desses verões dessa mesma época.

E isto tudo para dizer verdadeiramente o quê? Que estou velho.

8 comentários:

Axpegix disse...

Realmente esse álbum é um "best of adolecência", no meu caso juntamente com smash dos offspring...
Estamos velhos, é verdade... passos largos a caminho dos 30... dass... são só + 4... mas eu tenho mais cabelo! LOL

pipac disse...

eichhhh! o dookie!!! grande album mesmo! e como o axpegix já mencionou, o smash vinha sempre junto... :)

Bons tempos!

Anónimo disse...

Esse álbum marcou os grandes verões da nossa adolescência, mesmo quando não eram grandes em conteúdo, a verdade é que eram nossos!...
Não é do Dookie, mas é da Banda: "It´s something unpredictable, but in the end it's right, I hope u had the time of your life!"(I know I had!!)
See u soon.

Ric Jo disse...

É claro que o Smash tb tem a mesma importância que o Dookie! Até porque tenho os dois cds, bem juntos na minha colecção ;) Apenas me referi ai Dookie porque os Green day continuam a bombar por aí. E os putos conhecem-nos, mas não fazem ideia do que é o Dookie!

Axpegix: podes ter mais cabelo, mas tens menos charme!! lol

Zita: nós sabemos bem o que curtimos naqueles verões. Sem dúvida, irrepetível! Mágico!

Anónimo disse...

Tem piada, ainda hoje vinha na rua, vejo qualquer coisa sobre os Green Day e pensei exactamente nisso... Os putos n conhecem o Dookie! Devida homenagem igualmente ao Smash, faz todo o sentido lembrá-lo aqui...

Abraço, JC

Pirilau_ disse...

Bem posso não ser desse tempo, mas tive uma boa educação(Obrigado Zita :P) sim eu foi um puto ke ouviu mtas vezes o "MTV Unplugged in New York".. e ainda hoje me lembro e passa no pc.. Não podes estereotipar toda a juventude... e sim, o dookie apesar de ter sido o primeiro foi o melhor!

Ric Jo disse...

É assim mesmo, João Abel. Usa esses teus precisosos conhecimentos e espalha a fé pela tua geração... lol

O Dookie não é o primeiro, é o segundo. Mas é o melhor ;)

Eu também não sou do tempo dos The Who ou os Doors e no entanto oiço-os.Essa é uma das belezas da música: é eterna.

Anónimo disse...

Apesar de ser ainda muito jovem, noto isso perfeitamente...as famosas "pitas" adoram Green Day e a grande questao é: porquê? A resposta é simples: Billie Joe Armstrong.
Um dia vi no perfil do hi5 uma pita (mto estupida por sinal) dizendo : Favourite music: Green Day e Billie Joe Armstrong! Para ser sincera nunca ouvi falar nessa banda...Mike Dirnt e Tré Cool? Para as pitas esses nomes nao existem.
Beijo