segunda-feira, abril 10

Grande Máquina

Como bom saudosista que sou, há certos e determinados objectos/sons/cheiros que me conseguem fazer transportar para o passado. Confesso que são viagens que tenho particular gosto em fazer. Há dias, num parque de estacionamento, estava lá estacionado uma verdadeira relíquia que me levou numa dessas viagens em direcção ao passado: um Fiat 127. Que bela máquina! Que belas recordações! Tenho a dizer que este carro/modelo personifica alguns anos da minha infância. De cada vez que vinha a Portugal de férias, via milhares destes carros a circularem nas estradas portuguesas. Em Londres não eram tão comuns. Daí eu os associar exclusivamente a Portugal. O meu Pai também acabou por comprar um. Lembro-me daquilo abanar por todo o lado, fazendo um basqueiro incrível. Lembro-me de um desconforto enorme quando se tinha que estar dentro de um mais de 3o minutos. Lembro-me como se fosse ontém, daquela vez em que o Fiat 127 branco do meu pai nos deixou a pé, deitando bué de fumo do capôt! Lembro-me de fazer aquelas viagens desesperantes, de Ourém à Praia da Nazaré, naquelas rectas enormes, todas de paralelos, fazendo o Fiat 127 saltar por tudo que era sítio, provocando enjoos na maioria dos passageiros. Na altura detestava-o. Mas a verdade é que aquilo era uma verdadeira máquina! ;)
É, de facto, um verdadeiro símbolo deste nosso Portugal da década de 80 (e antes?). E é um mimo saber que ainda andam alguns pelas nossas estradas.
Aí vão umas imagens dessa bela espécie automóvel. Para saberem mais acerca desta máquina, visitem este site. É de um Português, pois claro!

2 comentários:

Anónimo disse...

Incrível... Sabias que o meu pai também teve um Fiat 127? Verde bandeira...Bem bonito, por sinal! Por acaso lembro-me dele sempre bem conservado e brilhante... Foi o primeiro carro novo que o meu pai comprou e estimou-o bem... Quando o vendeu ainda estava como um carro desta envergadura deve estar... Continuava brilhante! E já lá vão tantos anos... Deve-o ter vendido a meados da década de 80...Mas mais incrível que isso, o meu pai de vez em quando ainda o vê a passear por cá... ; )

Ric Jo disse...

Pois é... Mais um a juntar à enoooooorme lista de donos ou ex-donos de um belo 127 ;)

Ainda hoje vi um à venda, aqui por ourém ;)