quarta-feira, abril 19

Ukelele

O Ukelele é um guitarra acústica Havaiana muito pequena, tendo apenas 4 cordas. E é poderoso. Tem um poder melódico potente, fruto da fácil combinação das mais variadas notas e acordes. Simples de tocar (para quem sabe tocar viola), é fácil perder horas de volta desta "pulga saltitante" (tradução de Ukelele). Pessoalmente foi uma descoberta muito boa. Tocar e cantar as canções que normalmente toco na viola, com este instrumento, traz a cada canção uma dimensão diferente. Mais inocente e simples, mas mais melódica e linda. Para quem toca viola, aconselho vivamente. Não tenho a noção se este instrumento Havaiano está à venda em Portugal, mas vale a pena procurar.
Em seguida deixo dois links de duas canções tocadas com um Uke e dois sites para quem se quer iniciar com este instrumento.

Blue Red Grey (The Who)
Soon Forget (Pearl Jam)

Ukelele Lesson (tudo sobre o Uke)
Ukelele Boogaloo (songbook para o Uke)

14 comentários:

Anónimo disse...

Espero não estar enganado (o que é possível) mas penso que o Ukelele tem origem no cavaquinho (braguinha ou seja lá o que for...) português Vi isto algures no História. Pelos vistos chegaram ao Havai muitos portugueses oriundos da Ilha da Madeira, e à chegada para comomerar pegaram nos cavaquinhos e começaram a tocar, o que em parte espantou os havaianos pela rapidez de execução...e que quando o "tocador" era visto de costas...parecia que estava a coçar pulgas...lá está!!

Entretatno o Google deu aqui uma ajuda have a look:
http://www.geocities.com/~ukulele/history.html

Paulo Vaz Henriques disse...

Very Goood!! Ric, há uma música dos PJ, em versão acústica, que bem conheces e se chama Can't keep, e que penso que também é tocada com uma Uke. Podiam ensaiar essa faixa para a vossa actuação! Já te disse, mas repito, acho que deviam fechar-se durante uma semana num spot qualquer a ensaiar. Eu posso tratar do vosso catering e ainda bato umas chapas! lol!!

Ric Jo disse...

André: é isso mesmo. O link que pûs na palavra Ukelele vai dar ao Wikipédia que diz isso mesmo. Mas thanks pelo complemento da info. Os Portugueses têm, de facto, um grande papel neste planeta. Pelo menos os nossos antespassados, já que as gerações mais recentes parece que só contribuiram com a Via Verde e pouco mais... lol. Tou a brincar ;)

Photoman: essa versão do Cant Keep tá brutal. E há mais cancções do Riot Act ( não só) tocadas pelo Ed com um Uke. É que agora o gajo compõe algumas das suas canções com a pulga saltitante, daí ele ter essas versões tocadas com o Uke.
Quanto ao fecharmo-nos num spot, sou todo a favor... lol! E acho que daria umas belas chapas... Há que conferir com os restantes elementos. Se não for uma semana, que seja um fds...

Anónimo disse...

Photoman disse: "podiam ensaiar essa faixa para a vossa actuação!"

Onde vão actuar? Quem? Quando? A que horas?

Ric Jo disse...

Ver aqui:


1º Post

2º Post

Brevemente...

Anónimo disse...

Gracias, mysteron!
Entrei aqui a bombar para reivindicar os direitos de autor que os madeirense têm sobre o ukelele!
Quem quiser mais informação sobre a diáspora madeirense para o Havai com o cavaquinho às costas, seguido da metamorfose do instrumento em ukelele (uke para os amigos), leia o livro "Madeirense errantes" do jornalista da Sábado Ferreira Fernandes, ou então pode simplesmente ver a crítica aqui:
http://www.criticaliteraria.com/9895550618
E tu Ricjo, daqui a nada tás a tocar didgeridoo açoriano ou então castanholas digitais das berlengas looool

Anónimo disse...

Sempre às ordens Abel...
Abraços...
Isso do fds intensivo é na boa...até pode ser em minha casa ou numa sede por pôr de pé...

take care :)

Ric Jo disse...

Que era de origem Portuguesa eu sabia, agora da madeira é que não fazia ideia. Thanks pelo link, abel.

Já and de olho no didgeridoo açoriano... ;)

tiagogoncalves disse...

Foi levada para lá pelos emigrantes madeirençes que foram para as plantações da cana do açucar... a rtp fez um documentario sobre esses emigrantes ai á um ano ou dois...
fica bem

SoS disse...

Um nome brutal para a nossa pseudo-banda "UKE", já estive a ver não existe nehuma com esse nome...o.o

Ric Jo disse...

Nem tinha pensado nessa possibilidade.

Fica brutal, mesmo.

Por mim tá decidido...

Há que pedir a opinião ao Mysteron. Mas já temos 2/3 dos votos a favor... ;)

Anónimo disse...

AProvado por unanimidade!!!

Siga Siga!!!

Ric Jo disse...

Cool. Agora é só tocar ;)

paulo disse...

Lindo!
Deve ser uma loucura Ric.
:)

É bonito saber a história por detrás do Ukelele, e digo-te a Soon Forget por exemplo é das músicas mais lindas que alguma vi ouvi e das minhas preferidas dos Pearl Jam.

Em Julho havemos de fazer a fugídia festa com um Ukelele além das tradicionais e smepre benvindas guitarras.