segunda-feira, junho 12

Alvações do Corgo





































Este fim de semana estive na zona do Peso da Régua, mais especificamente na pacata aldéia de Alvações do Corgo.

Depois de uma viagem muito longa, onde atravessamos a Serra do Marão pela IP4 (aquela estrada é de facto muito perigosa), chegamos a Vila Real, donde seguimos até à aldeia de Alvações do Corgo, descendo curva contra curva pela serra abaixo, rodeados de paisagens absolutamente fabulosas, verdadeiramente impróprias para quem sofre de vertigens. É incrível como as vinhas do Vinho do Porto (e não só) se localizam em serras tão a pique, tornando a tarefa da vindima em algo muito complicado, concerteza.

As casas existem apenas em pequenos aglomerados, aqui e ali, fazendo-nos sentir que ali estamos bem longe do resto da civilização, o que não foge muito à verdade. Era extremamente comum ver casas construídas sobre barrotes verticais, de modo a compensar o grau de descida dos montes, todas elas alinhadas em fila, dada a escassez de locais de construção.

Contornando também as curvas dos montes, uma linha de comboio dançava por entre as vinhas, sendo possível observar o seu estado já bastante velho e de pouca utilização. Durante um dia inteiro, não vimos um único comboio a percorrer aquela linha.

De vez em quando dávamo-nos de frente com o irromper da evolução e consequente ligação ao resto da civilização, através das gigantescas pontes da Autoestrada que rompiam aqueles montes, conjugando belas obras de Engenharia com ainda mais belas obras da Natureza.

No fundo dos montes, um denominador em comum: o rio. Belos espelhos de água, que davam ainda mais vida à zona, indo todos eles desaguar ao Rio Douro, o qual tivemos o previlégio de conviver de perto aquando da nossa ida a Lamego.

Não conhecia esta zona de Portugal. Mas tenho a dizer que fiquei absolutamente fascinado. Admiro muito as gentes daquelas terras que ali vivem uma vida inteira, não caindo na tentação de rumarem a zonas mais atractivas. E recomendo fortemente uma visita a esta zona do país. Portugal é de facto muito belo.

Ah! E o belo vinho e espumante da região é obviamente outro grande factor de actracção. Aquela Murganheira...

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu por acaso também estive na região da Régua este fds! No dia da empresa, 10 Junho, fomos fazer a subida do rio Douro de barco, do Porto à Régua. Um passeio muito giro, paisagens lindas!

Anónimo disse...

Essas curvas não conhecem melhor do que eu de certeza!!!O meu Pai ainda delira com a paisagem sempre que lá voltamos à terrinha dele...
Mas de facto ~sao únicas aquelas vistas!!

Abraço!

croque disse...

Maquina, vai a:
momentosroquesianos.blogspot.com
Tens la mais umas fotos.
Fica bem e ate mais.

OVER AND OUT.

Anónimo disse...

Já lá fui...Gracias por estes momentos Roque/Gonçalves!!

Bela festa que deve ter sido!!

Abraço

Ric Jo disse...

Thanks Roque! Já actualizei o post no semcasaco. Grandes fotos.

Cátia, quem diria que estivemos tão pertos um do outro, estando tão longe de Ourém? Qualquer dia tb faço essa tão famosa viagem de barco. Já o fiz de comboio, mas de barco deve ser ainda mais bonito.

Puto, passei bem perto de Mesão Frio. Obviamente que me lembrei do teu pai e das belas couves da zona... lol

Anónimo disse...

Não são couves!!! Sou "trouchas" em linguagem corrente local!

puto no próximo fds não sei se estarei em Ourém, mas tu e o André bombem nos ensaios...pois considero-me quase apto!! Precisamos de agendar ensaios e a data do show hihihi!!

Stay Cool...

Anónimo disse...

Essa região é magnífica...

Por toda essa combinação de vinhas, do Vale do Rio Douro é que o Alto Douro Vinhateiro foi designado, pela UNESCO, Património da Humanidade.

É pena que ainda haja tanta gente que não conhece esta região... É bem fácil (e barato) admirar toda esta natureza, existem imensos comboios a sair do Porto até à Régua...Para não falar nos barcos...

;))

Anónimo disse...

proximo destino: Ribeira de Pena

aconselho e a A7 ja nos leva ate la (Sra. da Graça e VP Aguiar; Terras de Basto) mt bonito e interessante

COLAPSO

Ric Jo disse...

Já tenho então mais dois destinos marcados para a zona. Thanks pela info. Deve ser de facto muito bonito.

Anónimo disse...

Bom vinho pa nossa jantara0a 0e reencontro!