Antigamente é que era!
Isto de ouvir os relatos de hoje em dia na TV tem o seu quê de decepcionante. Mas não me estou a referir especificamente à fraca qualidade da larga maioria dos comentadores/relatadores de futebol na nossa televisão. Isso é outro assunto (se bem que obviamente também influencia negativamente). Refiro-me mais especificamente à qualidade excepcional do som com que as suas vozes chegam às nossas casas. Obviamente que se quer sempre o melhor som e imagem possível. Mas, na minha opinião, relativamente aos jogos de Futebol, apenas desejo uma imagem do melhor possível. Este som límpido e claro com que ouvimos de hoje em dia a voz de Humberto Coelho e José Augusto Fernandes faz parecer que estão a relatar o jogo a partir do conforto de um estúdio em Lisboa e não no meio do ambiente fantástico que se faz sentir num estádio. Falta emoção. Falta aquela adrenalina única de ouvir gritar golo com um som da voz que parece vir de um telefone, onde os cânticos e gritos dos adeptos fazem vibrar aquela transmissão de som, oferecendo às colunas do nosso televisor uma vibração proporcional.
Assim, sim. Vibrava com aquilo. Jamais me esquecerei de ouvir o Miguel Prates a berrar ao telefone aquando do 4º golo do SLB contra o Leverkusen. São momentos daqueles, como aquele som foleiro, que me faziam sentir que estava mais próximo das emoções vividas no estádio. Agora parece mais a reprodução de um jogo de Futebol, tipo PES ou Fifa, de tão límpido e claro que o som é...
Já agora, vamos lá tentar então espremer aquela laranja. Com ou sem som límpido.
Assim, sim. Vibrava com aquilo. Jamais me esquecerei de ouvir o Miguel Prates a berrar ao telefone aquando do 4º golo do SLB contra o Leverkusen. São momentos daqueles, como aquele som foleiro, que me faziam sentir que estava mais próximo das emoções vividas no estádio. Agora parece mais a reprodução de um jogo de Futebol, tipo PES ou Fifa, de tão límpido e claro que o som é...
Já agora, vamos lá tentar então espremer aquela laranja. Com ou sem som límpido.
6 comentários:
Também não gosto dos comentários, principalmente dos comentadores da sportv.
Na final da liga dos campeões, fiquei tão desiludido com aqueles relatos tão pacóvios e sem emoção, principalmente após a vitória do porto. Felizmente lembrei-me de mudar para a rtp, onde apresentavam uma festa de todo o tamanho.
Quanto à qualidade do som, também concordo que a vibração do estadio dá emoção. E sim, muitas vezes parece que estão a relatar num estudio em lisboa.
Queria peguntar se alguem já reparou numa cena tão má que está a acontecer nas transmissões do mundial na sic.
Repararam que o som está muito desfazado da imagem, tipo o relatador grita golo e o jogador está a acabar de rematar! Já reparei nisto várias vezes, por exemplo no jogo brasil-japão.
Os de portugal tenho visto na sportv e não acontece isto.
Não sei se a diferença de tempo chega a 1 segundo, mas garanto que é perceptivel, e é triste ainda não terem corrigido isto. Epá, nem que atrasassem o som 1 segundo... já que chega mais rápido.
Tenho que enviar um mail para a sic!
É que eu tenho um trauma com estas cenas, por causa de uma situação que me aconteceu durante o euro 2004, em que a televisão grande só dava tv cabo (com atráso na transmissão) e o pessoal do café ao lado (com a rtp), gritava golo quando começava a jogada de ataque para mim. Era tão lixado pá! Perdia a emoção toda.
Ver um relato na sporTV, é mau demais... os relatadores falam de 20 em 20 segundos, parece que vão adormecer...
já bloguei about it:
Já vi jornalistas a comentar funerais com mais emoção que os comentadores de futebol da SporTV!!
Reparei nessa diferença de som logo no primeiro jogo que vi. Mas não é só de agora. Esta época, nos jogos da Liga dos Campeões isso já acontecia (compreendo que não tenhas dado conta, pois o SCP não particpou nesse torneio... loooool). Já no Mundial de 2002 sofri uma história parecida com a que tu contaste aquando dos golos do Pauleta contra a Polónia. É de facto muito mau. E tira a Pica toda.
No golo da Argentina contra o México no prolongamento (golaço mesmo), tava ele a rematar e já os comentadores gritavam golo...
Puto, manda lá o mail aos gajos. Vá.
''E... João Pinto, a passar a bola por baizo da rata do guarda redes!''
Aconteceu. Literalmente!
Vou mandar o mail para a sic...
Tinha que vir a piadinha sobre o sporting...
No jogo Portugal - Inglaterra, que vi no centro de negócios, voltou a acontecer a mesma cena bahhh. Desta vez o canal era a sportv, só que haviam uns putos a ouvir rádio e diziam logo se era golo ou não, que merda. Ainda fui lá para lhes bater, tiraram a emoção toda. Acho que vou passar a ver os jogos em casa, fechado do resto do mundo...
Enviar um comentário