quarta-feira, julho 19

Dilema














Confesso que na minha colecção de cds, ainda não existe nenhum dos Pink Floyd. E creio que já está mais que na altura de corrigir esse erro. E para começar, de modo a poder abranger o máximo possível da sua vasta discografia, creio que não era mau pensado começar por um concerto. Mas no caso dos Floyd, a sua magia em estúdio também me fascina. E visto isto, estou num dilema: compro o Pulse (ao vivo) ou o Echoes (estúdio) para começar (se bem que nenhum tem todas as canções que interessam, como a Interstellar Overdrive, por exemplo. Isso só mesmo comprando a discografia completa. Pode ser que um dia chegue lá...)? Agradecia a ajuda de um especialista na matéria (Zibas, onde andas?! lol).

9 comentários:

Tanita disse...

O erro é corrigível!
Mas já estou como tu! O melhor é falar com o Zibas!
Ele tem tudo.
Confesso que entre os dois, a escolha é difícil.. acho que trazia os dois....
Fica bem...
Se apanhar o Zibas por aqui, peço-lhe que te responda.

Anónimo disse...

Bem eu não fui para aqui chamado...
Mas, acho que era de começar pelo "Delicate Sound of Thunder"... depois como quem não quer a coisa, ias ao "The Wall" ao vivo (que foi editado há +- 3 anos) e finalmente ias ao "Pulse" curtir o "Wish you were here" (gravado em Lisboa) e aí sim estavas preparado para curtir essa grande obra prima intitulada "The Dark Side of the Moon" que aparentemente é um album igual a muitos outros, mas na verdade é ciência pura burilada por uns toques de um grande mestre e que fazem dele a maior obra-prima produzida nos últimos 30 anos!!!!!!!!!!
Depois disto tudo, já estavas preparado para ouvir outras coisas e para considerares como parte integrante do universo "brain damage" e aí... e aí... e aí... Sempre, sempre, sempre, sempre, o "The Wall" (o branquinho) e o "Ummagumma" ou o "Animals" ou "Meddle", estes três últimos são alguns exemplos do psicadelismo de excelência!
Ora, posto isto, devo dizer duas coisas:
1. Se te dedicares em exclusivo a esta tarefa, tens trabalhinho para seis meses (no mínimo);
2. Já não era sem tempo de te ver ansioso por "conhecer" (a fundo) as maiores referências musicias dos últimos 50 anos!Congratulations & Welcome!


Ps. E não falei no "momentary lapse of reason"; não falei no "The Final Cut" (que foi o último album gravado pela banda completa com Waters, gilmour, Wright e Mason) e não falei da paixão que tenho por esta banda, mas percebeu-se, não????
É impossível para um homem conhecer-se a si próprio, saber quais os seus limites e (ao mesmo tempo) o alcance das suas capacidades, sem nunca ter ouvido um cd dos Pink Floyd sozinho, de headphones, no sofa ou na cama, na sala ou na cozinha, na varanda ou na garagem... Mas sempre sozinho!


Advertência: não se deve ouvir uma música de um determinado cd, isoladamente das restantes músicas que compõem o àlbum. É pecado! Olha que dEUS castiga!

Enjoy, Lovejoy ; )

Axpegix disse...

echoes... o som limpinho do estúdio é outra coisa!

Miguel disse...

"The Dark Side of the Moon" e depois ouves os primeiros albuns.

Da mesma altura dos pink e um pouco diferente tb aconselho, por estranho que possa parecer, os Génesis (do Peter gabriel e Phil Collins -na bateria):
"The lamb lies down on broadway" (nome do álbum e de uma música)
"Selling england by the pound"
e
"Genesis live" (de 1972)

coisas velhas mas boas

Anónimo disse...

Percebo a tua dúvida amigo. Reduzindo ao essencial: pulse ou echoes. Definitivamente "pulse".

Anónimo disse...

É pá!
Tudo o que é música dessa época é muito bom, e os Pink Floyd o seu expoente máximo.
Ricardo!
Vai adquirindo toda a discografia a pouco e pouco, e tenho a certeza que te apaixonarás por esta MAGIA MUSICAL...
Gostei da forma como o lunatic is on the grass se esprimiu acerca dos Pink Floyd, EXEMPLAR...
O álbum que eu mais gosto é o THE FINAL CUT, ouve esse Ricardo amigo.
Grande Abraço e viva os Pink Floyd
Nuno Pereira

Ric Jo disse...

Bem, agradeço bastante a ajuda prestada. Apesar de os conselhos serem bastante díspares, tê-los-ei todos em conta. Se o dinheiro fosse muito, seria fácil. Mas como não é...

Tanita, o mais provável é mesmo encontrares o Zibu antes de mim... Quando o apanhar, vou falar sobre o assunto. Mas já sei o que é que ele me vai responder: isso é só para meninos!!! ;)

Miguel, obrigado pela dica. Vou tentar descobrir essa antiguidade na secção de cds em seg. mão a 5€ na Carbono de Braga.

Abel, tu ja tens o Pulse, certo? Ou é o Delicate Sound of Thunder?

Yuran, esse "lunatic is on the grass" é o Abel... ;) Mais um sinal de que tenho que vos juntar! Abraço!

Anónimo disse...

Eu tenho tudo dos Pink Floyd em cd! Graças a Deus! E tenho mais alguns em vinil, mas esses são autênticas preciosidades. Ouvir o Meddle em vinil é qualquer coisa...
Mas, gosto muito do Delicate Sound of Thunder que é aquele cd que tocou lá em casa centenas de milhares de dezenas de milhões de vezes : ) Lembras-te quando punha a música "Dogs of War"? Minha Nossa Senhora, eu quando dava por ela já ia a voar em Mach 3!! É uma experiência fortíssima!
Mas já agora, o verso
"The lunatic is on the grass/
The lunatic is on the grass/
Remembering games and daisy chains and laughs/
Got to keep the loonies on the path//"
É o primeiro de "brain damage" do àlbum The dark side of the moon, escrito por Roger Waters e é dedicado à alienação mental de Syd Barrett. Como não podia deixar de ser o site oficial da banda é... brain damage!
Grande abraço e... Yuran tá a chegar à altura de bebermos umas cervejas ao vivo e a cores : )

Ric Jo disse...

Se há imagens tuas que me marcam, essas que descreveste são seguramente algumas delas! Que alegria que se via nos teus ricos olhinhos nessas alturas, filhinho ;)