segunda-feira, setembro 18

Daniel Tammet

Daniel Tammet é um rapaz Inglês de 27 anos que é autista e que tem uma mente incrível.

Após a visualização de um documentário (descrito aqui) acerca dele, intitulado Daniel Tammet: The Boy With The Incredible Brain, fiquei completamente estupefacto com a sua capacidade de cálculo e a forma como ele sucede (associação entre números e imagens). E como se isso não bastasse, ele conseguiu "sair" do seu próprio mundo, algo pouco comum nos autistas, conseguindo viver quase normalmente em sociedade, o que por si só já seria razão para estudo.

No documentário, entre outras coisas fabulosas, Daniel consegue dizer o número pi (π), que é um número infinito, até à sua 22.500ª casa decimal (sim, o número é mesmo esse, não me enganei a teclar). Consegue fazer praticamente qualquer cálculo matemático na sua cabeça sem fazê-lo de verdade, descrevendo "apenas" as paisagens (associações de números) resultantes que ele consegue visualizar na sua cabeça. Este facto só por si deita por terra muitas das teorias científicas acerca da mente.

Mas não é apenas com números que ele é pródigo. Outro feito que ele consegue fazer no documentário é aprender Islandês em apenas uma semana, tendo depois, como prova de que realmente tinha aprendido a língua, uma entrevista na televisão pública Islandesa, totalmente na língua de Bjork. E o Daniel saiu-se impecavelmente bem.

É de facto de ficar totalmente incrédulo. E tudo se deve a um ataque epiléptico que o Daniel teve em criança que alterou a forma de funcionar de uma parte específica do seu cérebro.

Recomendo a visualização do documentário. Ficarão boquiabertos. Podem também ler o seu Blog pessoal e uma entre muitas páginas dedicadas a este autêntico fenómeno da natureza.
Simplesmente brutal.

5 comentários:

tiagogoncalves disse...

fantastico...

O Einstein fica envergonhado ao pé dele…

Anónimo disse...

completamente boquiaberta.....

Miguel disse...

Realmente impressionante e importante para se saber mais do funcionamento da mente. Mas será ele tão bom a racicionar e descobrir novas teorias matemáticas ou físicas como é a computar?

Ric Jo disse...

Dúvido que seja... Não será nenhum Newton, mas de qualquer forma, não deixa de ser uma mente brilhante!

Anónimo disse...

Quase tão brilhante como a minha... lol