sexta-feira, setembro 15

Era mesmo o que o mundo precisava...

O Papa Bento XVI classificando Maomé e o Islamismo de "coisas diabólicas e inumanas...". As manifestações dos Muçulmanos em todo o mundo já se começaram a sentir.

Talk about making the world a more peacefull place... Boa, Bento!

Notícia completa aqui.

11 comentários:

Ric Jo disse...

O caso tratou-se de uma citação de um Imperador de há 500 anos atrás. Seja como for, ao fazê-lo, na minha opinião, o Papa está claramente a concordar com o frase e irresponsavelmente a criar uma maior crispação entre o Cristianismo e o Islão.

E isto depois de anos e anos de assassinatos e torturas por parte dos Cristãos por altura das cruzadas...

Se há momentos em que é melhor tar calado...

Anónimo disse...

Concordo plenamente!
Ainda para mais, o Bento teve um encontro ecuménico na semana passada... Logo, devia fazer a apologia da liberdade religiosa, da confraternização e da paz entre os homens!
Mas não nos podemos esquecer que a fé pertence a cada um de nós e não ao Padre x ou y. A instituição Igreja neste momento está mais preocupada em segurar os católicos fanáticos (como os americanos - a América, caso não saibam, é um país onde 64% dos seus habitantes acreditam no "criacionismo" como a origem do homem; sendo que, para estes senhores, Charles Darwin foi um personagem de um dos piores capítulos da "Twilight Zone"), em segurar os católicos fanáticos, dizia eu, sujeitando-se a perder o controlo da imensa comunidade que gosta de viver em paz consigo próprio e com os outros.
Lamentavelmente, Bento XVI, antes de ser Papa, era o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé que era a "descendente" directa (ou a herdeira) de uma outra instituição da igreja: A Inquisição! Para quem não sabe do que a Inquisição foi capaz de fazer leia este artigo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o

Vejam o que, outrora, a Igreja católica foi capaz de fazer.
E para terminar (e com todo o respeito e sem querer ferir suceptibilidades) não é à toa que o Cardeal Ratzinger (agora transformado em Papa Bento XVI) era apelidado pelos catoonistas como: O Pastor Alemão!

Por essas e por outras é que eu queria que o novo Papa fosse o Chalana XXIII! lol

P.s. Eu sou católico praticante (na medida do possível).

Anónimo disse...

O papa este muito bem sim senhora. Vossas excelencias por acaso, meteram na gaveta a liberdade de expressao?

Marco Oliveira disse...

Pessoalmente, penso que a primeira citação foi mal escolhida; mas identificar aquela citação como sendo a opinião de Bento XVI, é fazer uma distorção grotesca do texto.

O Islão não sai beliscado com as palavras do Papa, mas a sua imagem no Ocidente é mais uma vez denegrida por reacções exacerbadas e violentas dos próprios muçulmanos.

As portas do diálogo inter-religioso estão-se a fechar...

croque disse...

Ha uma uma frase celebre, gravada em milhares, senao milhoes, de t-shirts que diz "I like Pope, cause the Pope smokes dope". Sempre achei esta citacao ridicula, despropositada e de todo, de muito mau tom. Apos ver e ouvir o Pope na Alemanha, atraves da RTP, fiquei com a impressao de que tinha as pupilas dilatadas...
Pope tamos contigo. Da-lhes no canastro. Acabou-se o dar a outra face. lol

O sr. ja ta velhote. Deixem-no palrar a vontade.

Fiquem bem e ate mais.

Axpegix disse...

Para nazi até está a ser bastante tolerante! lol

Ric Jo disse...

A liberdade de expressao não foi metida na gaveta aqui por ninguem, mas quando se tem um determinado cargo, notoriedade na sociedade ou se é líder de milhões e milhões de fiéis como é o caso, tem-se a noção de que as palavras proferidas têm uma repercusão gigantesca, logo tem-se de pensar 2 vezes antes de falar ao invés de dizer as coisas de ânimo leve. Pessoalmente vejo esta citação como algo completamente desnecessária tendo em conta o actual contexto político-religioso em que o mundo se encontra.

croque disse...

Estou a ver que voces nao viram a emissao toda, assim como eu... Segundo fonte segura, quem la esteve, nao foram so os "maus" que foram criticados pelo Papa.
Era interessante ver o "programa" todo.

Fiquem bem e ate mais.

Ric Jo disse...

Para o anónimo Papista, vi-me obrigado a remover o seu comentário, pois mandar bitaites desse tipo sob uma identidade anónima é muito fácil pouco correcto. Se quiser que fique aqui escrito a sua opinião, assine o comentário com um user-name do blogger.

Ric Jo disse...

Roque, tu próprio estás a fazer um juizo de valor ao classificá-los de "maus". Os que têm o Islamismo como fé não são "maus" nem são "bons". Os que, sendo Muçulmanos e que matam em nome de Maomé, esses sim são os "maus". Assim como os que durante anos nas Cruzadas também mataram e torturaram em nome de Deus. Esses também são "maus" (se assim os quiseres chamar). Agora aqueles que têm o profeta Maomé como símbolo máximo da sua fé e que vivem em paz a sua religião, de "maus" não têm nada...

Anónimo disse...

Há formas de viver e sentir a fé diferentes de religião para religião, mas como o ricardo diz não são por acreditarem em Maomé que são bons ou maus, os que matam em nome da fé,s eja em que religião for é que não são "bons". A verdade é que o Papa esteve mal, não acredito que fosse a intenção dele mas são frases e pensamentos que uma pessoa na posição dele não deve fazer! são pessoas que devem ser exemplo para os outros, sobretudo a tentar implemetar pensamentos de solidariedade, aceitação dos outros como são e não fomentar as guerras entre religiões. é nestas "pequenas" gafes que se notam as diferenças enormes entre Bento XVI e João paulo II...