segunda-feira, setembro 25

Tablaturas&Acordes: Crime

Depois dos mp3, chegou a vez da indústria da música lutar contra os sites que disponibilizam e partilham tablaturas e acordes de música.

Na opinião da Music Publishers' Association (MPA), tal acto é tido como uma violação dos direitos de autores. E não perderam tempo em ameaçar com avultadas multas variadíssimos sites do género que, apresentados com tal ameça, se viram forçados a encerram as suas páginas.

É de facto incrível que uma pessoa agora não possa tirar os acordes de uma canção pelo ouvido, apontando-os numa folha de papel e partilhá-los com os amigos. Seja como forma de aprendizagem ou pelo simples prazer de tocar uma canção. Da maneira que as coisas estão a correr, qualquer dia cantarolar ou assobiar uma canção será alvo da mesma acusação...

Podem ler o artigo do The New York Times, aqui.

Podem aceder a um site de tablaturas já encerrado, aqui.

5 comentários:

Paulo Vaz Henriques disse...

Parece-me que é mesmo um pouco absurdo...

SoS disse...

ISto só leva a um lado, "hackers"/"leechers"/"pirates"/// cada vez mais astutos e violentos.

MysterOn disse...

Dass!!! eu consumo desse sites aos molhos... :( e dão-me mesmo muito jeito. Aprendi uma boa parte do que sei através das on line tabs, softwares e afins.

A ver vamos no que dá.

Take Care Brotha's

paulo disse...

É bem absurdo.
Voltemos então a continuar a sacar músicas da net, paryilhar tablaturas e tocar umas grandes guitarradas de viva alma e, desculpem o termo, 'cagar' pa estes gajos que eles bem merecem.

Viva à música, Viva à arte e Viva à liberdade!

See you on the next guitar jam session

Anónimo disse...

Calma não é necessário entrarem em pânico, ainda nos restam os ouvidos, não??? Agora quando quiserem decidir o que podemos ouvir é que estamos mal, e parece que já estivemos mais longe...
Abraço e fiquem bem+.