segunda-feira, outubro 30

itunes

Aqueles que me são mais próximos sabem que sou um aficionado do CD. Do disco em si, do inlet e da caixa que o arquiva. Tal como há os que o são pelo vinil, eu sou-o pelo CD. Mas não renego o mp3, nem deixo de o utilizar. Não sou um utilizador ávido do mp3, mas utilizo-o na base de, se gostar, posteriormente comprarei o CD. Acho-o um formato muito útil e que tem as suas vantagens, para além de desvantagens, claro. Mas não venho aqui escrever sobre o mp3 em si. Venho escrever sobre o processo de compra do próprio ficheiro áudio (e sublinho a palavra compra). Sim, porque a utilização legal do mp3 requer a sua compra, tal como acontece com os CDs. Obviamente que não é o que acontece na maioria dos casos. Mas o facto é que há pessoas que compram mp3. E eu ontém fiz, pela primeira vez, um download legal de um mp3 no famoso itunes Store. Não comprei, propriamente dito, os mp3. Antes, utilizei a promoção que se encontra na Blitz deste mês, onde oferecem 5 mp3 à nossa escolha para download gratuito. Registei-me no itunes e escolhi as 5 canções que queria descarregar. Findo a escolha, iniciou-se o processo de download. A este, já volto daqui a pouco.

Ao pesquisar pela loja, dei-me de caras com os preços dos álbuns praticados no itunes. E não pude ter outra reacção que não a de pensar que quem paga para um disco em mp3 é um grande cromo. Mas mesmo muito grande. Senão vejamos: um álbum em mp3 custa o módico preço de €9,99. Isto só para ter acesso ao mp3, um ficheiro de áudio comprimido e consequentemente com perda de qualidade. Se fosse em formato Flac, a conversa já seria outra. Mas não. Estamos a falar de mp3. Ora, eu com €9,99 consigo comprar muitos CDs, e em muitos casos até fico com troco. Basta procurar. De hoje em dia, o preço dos CDs baixaram efectivamente. Os mais recentes não. Esses continuam a rondar os €17/€20. Preço demasiado caro, na minha opinião. Mas mesmo assim é possível encontrar CDs recentes a preços mais baratos que um álbum de mp3 no itunes. Por exemplo, eu comprei o último álbum dos The Strokes (First Impressions of Earth), poucas semanas depois de ser lançado, pelo preço de €4,95. Novinho em folha. Como digo, existem CDs baratos. É preciso é procurar por eles.

Continuar a ler "itunes"

Sem comentários: