segunda-feira, outubro 9

Kids of the 80's

Ao observar os putos dos liceus de hoje em dia, chego a uma conclusão: eles vestem-se de hoje em dia bem melhor do que eu e todos os da minha geração se vestiam em igual altura.


De hoje em dia todos os putos, ou quase todos, parecem rock-stars. Todos eles têm umas all-stars todas bacanas, umas calças de ganga de cinta-baixa, umas t-shirts às riscas, etc. e tal. Têm muitas lojas onde se podem ir abastecer de roupas que estão sempre na berra, tal como a Pull&Bear, a Zara, a Bershka, a Stradivarius, a Mango, a Salsa e por aí fora. E refira-se que a roupa nestas lojas têm preços bastante acessíveis, logo é fácil para um puto andar na moda de hoje em dia. Usam mochilas da Eastpack com uns pins todos bacanos e têm todos penteados como se tivessem posto os seus cabelos nas mãos de estilistas.

Mas no meu tempo não era nada assim. Não havia nada disso. Em vez da Zara ou da Pull&Bear, tínhamos as lojas de roupa existentes na pequena cidade de Ourém cuja roupa de melhor qualidade não estava ao alcance de todas as carteiras e com uma escolha de estilo um pouco duvidosa. Alías, muito duvidosa. A maioria do povo tinha de se abastecer na Feira semanal, onde reinavam as belas calças de ganga de toda a variedade e cores. Desde do vermelho e o verde, a passar pelo rosa (nalguns casos), era possível encontrar qualquer cor de ganga no corpo de qualquer estudante do Ciclo ou Liceu. Havia igualmente as belas camisas de flanela aos quadrados, que para quem tinha cabelo comprido, umas botas Doc. Martens, calções e idade suficiente para ter barba e começar a explorar a onda Grunge, até ficavam bem. Mas para quem tinha de vestir as gangas coloridas com uns sapatos de vela ou aquele outro modelo do sapato-tipo-vela-mas-que-não-era-vela com umas meias brancas com as famosas raquetes de ténis e o risco ao meio no cabelo (mesmo à Paulo Bento) proveniente de um belo corte de cabelo no Cabeleireiro Silva, digamos apenas que a flanela não assentava assim tão bem.

Quem quisesse vestir-se de uma forma mais desportiva, tinha sempre a vertente fantástica dos fatos de treino florescentes. Ele era verde florescente, amarelo florescente, rosa florescente, azul florescente ou em roxo (não florescente. Também era só o que faltava!). Isto para os dias de baixas temperaturas. Nos dias de mais calor, nada melhor do que uns belos calções elásticos, vulgos calções de ciclista (geralmente pretos com riscas florescentes) para poder mostrar de uma forma mais vistosa as belas meias brancas dos U.S.A.

Mas havia também quem ousasse misturar os dois estilos, ou seja, uma combinação do desportivo e do formal, utilizando sapatos com os belos dos fatos de treino. Estes sim, eram o expoente máximo do que melhor se fazia em termos de moda na altura.

E para quem tinha a infelicidade de ter que usar óculos (felizmente não era o meu caso), nada mais fashion do que uns óculos de armação bem redonda, que ocupavam 2/3 da cara. Aspecto mais inteligente do que este era impossível.

Olhando para trás, vendo as fotos daqueles terríveis anos 80, início de anos 90, não consigo segurar a gargalhada. É mais forte que eu. Mas tenho a leve sensação de que quando os miúdos de agora olharem para as suas fotos daqui a muitos anos, poderão soltar um sorriso, mas jamais terão a felicidade de se rirem tanto de si próprios como acontece com as da minha geração! E digo mais, aposto que daqui a muitos anos os miúdos voltarão a vestir-se como os miúdos de hoje em dia, pois a sociedade vive cada vez mais de épocas de revivalismo. Mas aposto que aquela época da bela ganga vermelha, meia branca da raquete de ténis, fato de treino verde florescente e calções de ciclista jamais voltará a ser revivida por alguma geração. Não pode. Seria demasiado à frente! :)

14 comentários:

Anónimo disse...

Realmente acho que não deixaste escapar nada! a ler isto também me ri bastante e lembrei-me de alguma roupita que eu vesti de que me arrependo amargamente... faz parte da vida! em questões de moda os anos 80 foram realmente os piores!

paulo disse...

velhos tempos....
:)

Anónimo disse...

Quem me fez agora rir até às lagrimas foste tu!!!!

Tens toda a razão... Os fantásticos anos 80!!

E eu era aquela infeliz, que a partir do ciclo, teve que o usar o verdadeiro óculo de massa... Um show!!!

;)...

Anónimo disse...

Era a mística! : )
Eu não tive uns calções de ciclista... mas tive umas brutas calças de ganga tresmalhadas com umas nuances avermelhadas! Qual David Bowie...
Aquilo é que era fashion! As pequenas lojas de roupa eram fantásticas! Quase que só se fazia um par de calças por cada modelito, o que conferia à peça de roupa um grau de raridade tremendo! Não era nada como hoje em dia em tudo é mainstream!
E os cortes de cabelo? My god! As poupas, o cabelinho curto e os rabinhos de cavalho minúsculos... Até me dá arrepios! Fonix!
Era o tempo do "Pump the jam"... Tá tudo dito! Como dizes, e bem: É demasiado à frente para a tchurma de hoje tentar perceber!
Os putos de hoje acham que dominam a cena toda... mas ninguém tem futuro, sem uma dose de radicalismo e "ruralismo alternativo" como nós tivemos : )
Aquilo era quase psicadélico! Como nós!

Anónimo disse...

Esqueci-me de perguntar: Alguma vez recusaste vestir uma peça de roupa por ser demasiado "normal" para o tempo? looooooool

tiagogoncalves disse...

E viva os morangos!!! Falta dizer.

Quanto ao último paragrafo não tenho tantas certezas como tu quanto aos seguintes pontos:

«Quando os miúdos de agora olharem para as suas fotos daqui a muitos anos, poderão soltar um sorriso»

«Aquela época da bela ganga vermelha, meia branca da raquete de ténis, fato de treino verde florescente e calções de ciclista jamais voltará a ser revivida por alguma geração»

Como tu dizes «sociedade vive cada vez mais de épocas de revivalismo», e eu acho que esses revivalismos ainda vão ser inspirados na tua década. No “teu tempo”, ninguém dizia que a calça à boca-de-sino, do tempo dos nossos pais, se iria voltar a ver, no entanto eu presencie no liceu, durou foi pouco nesta sociedade de velocidade…:p

No entanto, comprendo o teu ponto vizta da perspectiva que o que se vestia não era a «verdadeira moda», por esta ser cara.

Quanto há história da enfermaria de Drava, penso que estejas a referir a sala comum que tem uma cozinha, mesa grande e um lagar de pedra. Por várias razões não tirei nenhuma foto específica desse lugar. É pena. Vai ter que ficar para a próxima. No entanto o concelho que te dou é visitar Drave. Quem sabe com o clã do 977, por mim fica aqui um convite pessoal, se nos formos em Abril como eu desejava.

Anónimo disse...

A bela da calça de ganga cozida com linha branca, os kispos sem mangas etc etc

Anónimo disse...

O que eu gostava mesmo era das minhas calças de ganga Tom Mazzo compradas na Mariaunus.
Ou da T-Shirt Metalique comprada na Bentus.
Tenho pena que já não me sirvam...

Anónimo disse...

ah.. grande artista!!! Escrito desta maneira não há quem consiga manter uma cara séria.. que tempos. eheheheheheheh

pipac disse...

LLLOOOLLL
do que te foste lembrar.... :P

realmente essas modas....

Anónimo disse...

só tenho uma coisa a dizer, e conheço quem se vá reconhecer: camisa aos quadrados para dentro das calças, mas sempre um pouco de fora, camisola enrolada à volta da cintura (ou nas mais coquetes, por cima dos ombros!), calças de ganga e sapato de vela! diz lá q isso não te faz lembrar 3 ou 4 amigas tuas, lolololol!!!
Os 80's e inícios dos 90's foram uns espectáculo!

Ric Jo disse...

Claro que me lembro, mas isso já é mais meados de 90 do que fins de 80/inícios de 90. A imagem principal que queria que ficasse na minha mente era mesmo a dos fatos de treino florescentes. You cant beat that! ;)

Bjs.

Anónimo disse...

Eu usava camisas aos quadrados, comprava sempre números bué de grandes e elas ficavam enormes, mas eu achava muito giro... enfim...q moca!

Ric Jo disse...

Hey Bela! ;) Nice having you around here. How I remember those NHS glasses you and my sister had. Very sexy, indeed. Those glasses combined with your hair-cut (the one where your hair would be the length of you chin and that beautiful franja!!!), and I can honestly say you had a very cool style ;)

Kiss*