segunda-feira, abril 30

Cães danados

De cada vez que oiço relatos nas notícias sobre ataques de cães a cidadãos, fico revoltado. Revolta-me a leviandade com que a maioria dos donos de cães de raças perigosas deixam em risco a vida dos cidadãos nos nossos espaços públicos. O caso da senhora de Felgueiras atacada por um Doberman é apenas mais um dos inúmeros casos de ataques, alguns dos quais mortais, a que o comum Português está sujeito. No caso da senhora de Felgueiras que foi atacada, trata-se de um ataque de um animal que conhecia a pessoa em questão. Mas se não fosse com ela, poderia muito bem ter acontecido com o electricista que se dirigia ao local para fazer umas reparações. E não fosse a insistência deste para que se prendesse o cão (lá está a leviandade com que tratam estas situações), muito provavelmente seria o senhor que estaria internado em estado grave a esta hora.
No prédio onde habito em Braga, existe uma família que há cerca de 1 ano e meio adquiriu um Rottweiler. Esta família, não cumpre de forma alguma a lei vigente no nosso país (DL n.º 314/2003 de 17 Dezembro, Artigo 7º:

Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela

1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.

2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.

3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.

(...)
), passeando o cão de uma forma completamente anárquica, num local frequentado por dezenas de pessoas e dezenas de crianças, sem trela e sem açaime, sujeitando a todos um possível ataque feroz por parte do animal. Quando numa tarde ia a sair do elevador do prédio, dei-me de frente com o referido cão a correr em minha direcção e a saltar com as suas patas em cima de mim, enquanto me cheirava. E nisto a única coisa que o dono me disse, com um sorriso nos lábios, foi para eu não ter medo que o cão não me faria mal. O Doberman que atacou a senhora de Felgueiras conhecia-a desde cachorro. Que garantia haveria de me dar um cão com instinto predador, registado como raça perigosa e sem me conhecer de lado algum? Revolta-me esta maneira de estar e a irresponsabilidade total por parte dos donos dos referidos cães.
A Câmara Municipal do Porto já deu passos no sentido de eliminar este tipo de perigos. Serão precisas muitas mais mortes para que a consciência dos donos de cães mude e os leve a cumprir a nossa legislação?

5 comentários:

tiagogoncalves disse...

o que mais me escandaliza ainda é o facto de não haver fiscalização. É que as leis até são boas, mas se nos portugueses não tivermos um policia a traz de cada um de nos, não há nada a fazer. É uma autentica republica das bananas! uma autoridade pode ver um cão sem trela e simplesmente não faz nada, nem um aviso! parece que há entre estes dois seres um pacto de espécies, ou talvez de espécie! rsrsrs

bom post, phá!

Anónimo disse...

Cães danados...
Grande título, excelente filme (ou nao fosse eu um Tarantinista lol), e... triste realidade de um país cinzento e abandonado...

Anónimo disse...

E quando a minha cadela te deu uma dentadinha perto da virilha... Tens que agradecer ao vitor.
P.C.

Ric Jo disse...

A Doberman cadela Diana! Então como me iria esquecer?!?! ;)

Mas tenho a dizer que a Diana estava com trela na altura em que me mordeu e que foi precisamente picada pelo Vítor, que aliás, era o alvo do ataque da Diana. Ele é que agarrou na pessoa que "tinha mais à mão" para a colocar à sua frente de modo a defendê-lo... Essa pessoa, por azar o meu, era eu. Acho que nunca lho disse, mas o Vítor foi um conas do caralho. Gesto de merda...

Foi apenas um dos vários episódios que contribui para a minha relação extremamente próxima com canídeos de hoje em dia (not!) :)

Anónimo disse...

Qualquer dia apresento-te o meu novo companheiro de quatro patas e vais ver que ficas fascinado!
A diana era boa rapariga mas tinha maus genes que aliados a natureza da raça... bomba relogio, é o grande mal de muitos cães e se calhar o maior responsavel nestes ataques que vão ocorrendo todos os dias, mais do que o mau manuseamento por parte dos donos, mas isso é um ciclo vicioso... Por ex. eu não sou e não era nervoso nem agressivo e nunca a motivei para tal, e mesmo assim ela era a completamente desiquilibrada.
Abraço e cuidado, porque eles andam ai e sem açaime.
P.C.