segunda-feira, maio 21

Síndrome da Boneca na Caixa

A imagem de uma boneca fechada dentro da sua caixa e colocada em cima de um armário é uma das imagens mais recorrentes que tenho relativamente às minhas férias de verão de infância, passadas em Portugal. Era algo que via nos quartos de todas as minha primas e algo que eu não conseguia compreender... lol. Qual era a lógica de se oferecer uma boneca a uma criança, se depois ela não podia brincar com ela?! Porque raio se procedia de tal forma?! Até hoje, nunca consegui compreender. Mas à medida que fui crescendo, fui reparando que a sociedade Portuguesa tem esta tendência de não utilizar certos objectos que tenham adquirido, preferindo não lhes dar uso, ao invés de usufruir deles. No caso dos adultos, este Síndrome da Boneca na Caixa toma variadíssimas formas: a cozinha e/ou sala de jantar imaculada, nunca utilizada; o automóvel que só sai da garagem ao Domingo, entre outros. O que me leva a crer que este síndrome vai passando de geração em geração, da infância à idade adulta. Talvez seja por isso que alguns Estádio novinhos em folha do Euro 2004 estão constantemente vazios ou mesmo sem realização de jogos de futebol, como o caso do Estádio do Algarve, por exemplo. A culpa é concerteza do Síndrome da Boneca na Caixa.

2 comentários:

tiagogoncalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiagogoncalves disse...

bom texto.
Acho que acima de tudo se trata de um acto de vaidade bem Portuguesa. Uma casa sem uma sala que nunca foi usada, não é portuguesa!
Só não estou de acordo com os carros. Na garagem não se vê o carro bom. e português que é português vai sempre de alta cilindrada para o trabalho, nem que vá para uma obra de BM ou Mercedes...