sexta-feira, outubro 26

Is our time really running out?

Não é novidade que existem duas doutrinas em relação ao (fictício ou real) problema do aquecimento do planeta e tudo o que isso possa acarretar. A verdade é que foi apresentado agora um estudo de vários anos, efectuado por cerca de 400 cientistas de várias áreas por um grupo denominado Global Environment Outlook. É já o quarto estudo e de todos, o mais alarmista. Ora, apesar de aceitar algumas críticas daqueles que apoiam a doutrina de que tudo é frunto de um alarmismo falso, custa-me a crer que um estudo feito por cientistas que acima de tudo trabalham de uma forma imparcial e objectiva (pelo menos foi isso que me ensinaram ser quando estudei), seja feito de ânimo leve e sem ser fundamentado em factos científicos bem reais e comprovados. Ainda não tive tempo de ler o relatório, algo que tenciono fazer, mas dos excertos que li, creio que caminhamos para um situação ambiental crítica e que verdadeiras transformações/alterações por forma a remediar a situação só irão ser implementadas por todos quando algo muito persuasivo (i.e., grave) ocorrer. Na área que me concerna profissionalmente (água) e que é um dos aspectos com prognóstico mais negativo neste relatório ("... a escassez de água poderá provocar guerras..." - citação do relatório feita de cor por mim), o feedback que tenho é de que as pessoas sabem que algo tem de ser feito. Mas daí até fazê-lo, vai um graaaande passo. Creio ser urgente que paremos MESMO para pensarmos e reflectirmos naquilo que está a acontecer e no que será necessário re-fazer.

"Hundreds of researchers from a huge variety of disciplines have compiled, written and analysed its [GEO4] 572 pages; thousands more have reviewed the various chapters." - BBC Online

Artigo da BBC

Artigo do JN

Relatório completo: Global Environment Outlook 4

1 comentário:

Sniper disse...

Essa de "a escassez da água poder provocar guerras", até eu já tinha chegado há muito tempo. E não é preciso ser Nostramus!! :-)