sexta-feira, novembro 16

Olhá bela da concessão

Acho todo este processo da concessão das estradas nacionais à recém-criada Sociedade Anónima das Estradas de Portugal por 75 anos (ai que isto dava pano para mangas!), envolto de muitas nuvens de fumo, uma brutal falta de honestidade e transparência por parte do Governo. Não há dúvidas de que o processo de privatização da empresa já começou. Juntando a isto o facto de o Governo ter vindo hoje a público admitir que grandes empresas nacionais há, sobretudo na área da construção, que fazem fraude fiscal, mais o neverending story do futuro aeroporto internacional de Lisboa e o futuro traçado da linha do tgv... Bem... digamos que dizer que estou com um puta de uma overdose com o caralho do lobby do betão que tanto poder tem neste país é um understatement.

15 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto o financiamento dos aparelhos partidários estiver fora de controlo, o lobby do betão continuará a ditar leis. Por outro lado, não te esqueças que a construção ainda é, infelizmente, o motor da nossa economia.
Um dia conto-te umas histórias...
Abraços,

Ric Jo disse...

É um facto. E está de tal forma emaranhado nas estruturas base do País que pergunto-me se algum dia será diferente... Basta ver que outro grande motor da nossa Economia - o Turismo - é totalmente indissociável do lobby do betão. Duvido que algum dia o status quo venha a ser diferente.

Cá estarei, curioso, para ouvir essas histórias...

tiagogoncalves disse...

1º acho que este negocio é muito mau para EP!... coitadinhos... Não sei quem é que acredita que daqui a 75 anos o automóvel ainda exista tal e qual como o conhecemos hoje... estarão eles preparados para trabalhar com a Refer nos caminhos-de-ferro? ;)

2ºCurti muito essa foto, não sei por quê. é tua?

3ºnem me fales de lobby de betão!, estou completamente farto e enjoado. só um pequeno exemplo: tenho uma cadeira chamada Planeamento Regional e Urbano e ando à quase um mês a aprender a fazer urbanizações para empreiteiros...F&%$"&%$... que sentido faz isto num país cheio de fogos devolutos?... mas pronto temos que aprender um pouco de tudo, e até poderia querer ir para angola ganhar diamantes... :S ... é um desafio tentar aprender alguma coisa de urbanismo num departamento de betão...

por último, já tinha saudades de vir aqui ao Malibu deixar uns devaneios... phá! força ai!

Forte Abraço

(não recebi o feed destas duas últimas publicações)

Anónimo disse...

Viva o lobby do betão!
De um comentador suspeito ;)

abraço a todos, JC

24 aproxima-se...

Anónimo disse...

VOTA PS! É disto que o meu povo gosta!

tiagogoncalves disse...

Contribuindo para a continuação da discussão, deixo aqui uma ligação de para uns números interessantes.

abraço

Anónimo disse...

O estimado Abel acha que se votar PSD as politicas são diferentes?

Pedro Lopes

Anónimo disse...

O estimado Abel acha que votar no PS, no PSD, no PCP e no BE é tudo a mesma coisa. Quem manda é a UE e o capital.
Mas, se o estimado Sr. Pedro Lopes, que eu não conheço, for "vigilante" da parte do nosso Primeiro eu aí já digo: Viva ao PS! Vota PS! Ah... vida boa, esta que temos tido de há dois anos pra cá! Ainda não nasceu ninguém na ambulância, ninguem ficou sem emprego, toda a gente consegue pagar a casa, e o Estado não fica com 1/5 daquilo que eu ganho. Ah... Paraíso na terra, este quadradinho! Agora se a malta governante se lembra de trabalhar para a estatística (o deficit abaixo dos 3) sem se preocupar com mais nada, muita gentinha boa vai passar por dificuldades (=fome?).
Só é pena mesmo é que o PS é um partido de ESQUERDA, solidariedade, que procura governar um Estado solidário. Há aqui alguma gaffe?
Sr. Pedro Lopes aceite um abraço e mande o seu cartão de filiado para a sarjeta. Porque o seu partido anda a governar à direita e você é de esquerda (suponho), ou é de quem está no poleiro?

Anónimo disse...

Estimado Abel!

Está com azar. Não sou realmente filiado no PS, aliás, não sou de esquerda, nem de direita, nem sequer do Bloco Central. Apenas me limito a cumprir o meu dever como cidadão, sim, porque isto de ser cidadão tem os seus deveres. Não é só direitos.
Agora, o meu estimado Abel que não me conhece mas que é perito em tirar conclusões precipitadas diga-me lá que politicas deveriam ser seguidas ao invés da politica de controlo do deficit do estado.
Não basta dizer mal das coisas porque disso está o país cheio.
Aliás, a ideia de que a culpa é sempre do Estado é um resquicio dos tempos das Outra Senhora.
Provavelmente tem saudades dela.

Pedro Lopes

Anónimo disse...

Caro, Senhor Pedro Lopes

Por acaso o Estado (ou melhor a estrutura político-administrativa sustentada pela partidocracia) não é amiga do pessoal (que também faz parte do Estado).
Não sou só crítico. Sou um hiper-crítico! Não do Estado, não dos eleitores e seus derivados, não do funcionamento da máquina (era impossível fazer mais e melhor neste estado de coisas). Sou um crítico dos partidos; dos jogos de poder; dos interesses instalados; dos grupos de pressão; das máfias desta Sicília dos pequeninos; da auto-suficiência dos portugueses que não sabem trabalhar em conjunto; da tristeza com que os governos de esquerda, de direita, do centro de cima ou de baixo tentam fazer reformas estruturais a cada 4 anos sem pensar que às vezes com pequenos pormenores resolvem-se as coisas; da política fiscal que rouba a quem trabalha para dar a quem desempenhou funções políticas durante 8 anos (sic); das poucas oportunidades que a malta da minha geração tem para poder trabalhar em Portugal; etc. etc. Chega? Ou prefere que continue a apontar mais umas virtudezinhas da situação?

Lembre-se que se você não conhece o passado, a evolução estrutural do país onde vive, também não deve conseguir esboçar uma análise objectiva, depurada da natural inclinação que qualquer ser humano tem por um partido.
Informe-se e, então, venha cá pra fora viver a vida que a real-politik actual tem proporcionado aos portugueses.

Quanto á sua insinuação do meu pretenso saudosismo pela Velha Senhora, só posso dizer uma coisa: Leia mais. Verá que nenhuma ditadura é positiva, nem mesmo as de esquerda como o Estaline e os Gulag que nunca existiram (?), ou a exemplar democracia norte-coreana, ou a castrista, ou até mesmo o Pol Pot.
E no meu entender, nem mesmo a de Salazar que em 1973 (já no tempo da "Primavera marcelista") apresentava um crescimento anual na ordem dos 6 %. Só era suplantado pelo Japão! E mesmo assim, em 1977, o governo português, nomeadamente o ministro das Finanças chamado Vitor Constâncio, pediu um empréstimo ao FMI porque Portugal estava teso!

Objectivamente: Portugal é um país muito mal frequentado. Os portugueses põem-se a jeito de levar na tola seja de que governo fôr! E terá sem dúvida um futuro negro, se todas as pessoas engolirem o que vem nos joransi e tv, sem pensar no que aquilo quer dizer e se enveredarem como você pelo bota-abaixismo e fôr logo buscar essas merdices da velha senhora. Ainda se fosse a Juventus...

Sem ressentimentos.

Anónimo disse...

Estimado A! Já há muito tempo que não me ria tanto!

Aquela de dizer que eu enveredo pelo bota-abaixismo então é divinal!

O meu amigo não adianta uma ideia que seja desde que ironizou com quem votou no PS!

Dê lá uma sugestão para resolver os problemas!

Pensei que tivesse saudades de Salazar mas afinal o estimado "A" é mais adepto da anarquia.

De qualquer forma, como o país anda mal frequentado imagino que não fique por cá muito tempo.

Mas acredite, não são só os politicos os culpados da situação.

Ou acha que só esses é que abrem contas na Suiça?

Abraços e continue com esse espirito positivo que o país bem precisa.

Anónimo disse...

Caro Pedro Lopes,

realmente concordo consigo.

"Dou-me" os meus sinceros parabéns: pelo meu sentido de humor e pela minha convicção de que tudo está mal.

Quanto a si, espero que aproveite e vote novamente no mesmo em 2009.

Uma sugestão para melhorar este estado de coisas: pôr V. Exa. para fora deste país e, de caminho, mandar tb os socialistas. Espero que não haja incómodo da sua parte em partilhar o avião com eles...

Entretanto, para tentar evitar o seu desígnio , tente moldar a sua miopia intelectual exercitando a sua capacidade crítica. Caso contrário, e tendo em consideração os seus dotes, tenho todo o gosto em propô-lo para Sr. "deputado da situação". Seja ela qual fôr...

Essa agora, dizer que neste país tudo está bem. Boa piada!

Anónimo disse...

Estimado "A": A irritação está a ofuscar-lhe o pensamento. Nunca disse que neste país tudo está bem. Aliás, basta ver o meu primeiro comentário. Agora o que não faço é usar o tradicional sistema de queixume bem tipico do português. O que lhe ficaria bem seria indicar soluções, metas, caminhos. Ou seja, você pode dizer para não se votar nos nossos partidos pois os politicos são todos corruptos, mas, dê então uma sugestão para resolver esta situação.
Diga-me, por exemplo, se deveria ou não haver a preocupação com a redução do deficit conforme se tem verificado ao longo dos últimos anos.
A não ser que insista na piada fácil de colocar os indesejáveis num avião, mas isso não lhe dá credibilidade para discutir o que quer que seja.
Se quiser ter uma conversa séria e construtiva conte comigo. Doutra forma, são meras balas a roçar a carapaça da minha indiferença.

E volto a insistir, o problema não está só nos politicos.

Abraços,

Anónimo disse...

Gostei do seu comentário. E já me tinha apercebido que a sua carapaça era rija.

Obviamente que concordo com com algumas coisas que você disse. Também não me apetece mandá-lo na Ryanair para o Botswana, nem para outro país. Não tenho tendência exclusiva para o queixume. Não marginalizo ninguém pelas suas ideias (nunca o fiz, nem o farei agora).
Por isso, enterro o machado de guerra.

Mas, pergunto: Acha normal a sucessão dos últimos acontecimentos? Alguma vez assistiu a uma convergência entre sindicatos e patronato para fazer uma greve? Os patrões a fazerem greves?! Ainda para mais com um partido de esquerda no governo...

Subsituo o meu queixume, pela lamentação... O momento que se vive é muito triste. Reduziu-se tudo à luta pelo deficit. E nalguns casos com políticas bem desumanas (tributar reformas e pensões aos inválidos e outras).

Lance um debate sobre a situação, mas não peça aos seus interlocutores para dizerem auilo que você quer ouvir.

A solução: em 2009 exercer o direito e odever cívico de votar. Com consciência, com objectividade e com conhecimento do que os partidos têm para oferecer ao povo.

Já reparou que ultimamente os governantes queixam-se dos governados?

Sem ressentimentos e com respeito pela sua opinião

Anónimo disse...

Esqueci-me...
Piada fácil foi a de lembrar a Velha Senhora.
Piada original, foi a da passagem de avião.

Não viva conformado. O deficit existe, se não fosse a UE já estaríamos na bancarrota e tudo seria muito difícil. Mas,independentemente do partido, era bom que se pensasse que a política é um instrumento ao serviço do bem-estar comum.

Agora também dei uma de idealista.