sábado, agosto 6

Um dia muito triste para o Concelho de Ourém








Independentemente da ordém a que poste isto, o que se está a passar no meu concelho é muitíssimo grave. Infelizmente, somos, no momento em que escrevo, o concelho do país em pior estado a nível de fogos florestais. Já arderam sete casas em Espite. O fogo que há dias se iniciou em Pombal, estendeu-se até ao concelho de Ourém. Queimou Albergaria dos 12, Freixianda, Caxarias, Urqueira, Aldeia Nova e Olival. Segue agora para a Barrocaria e Cercal. Aqui vão as fotos de como o céu estavava hoje em Ourém, a cerca de 5 km do incêndio. Imaginem como estaria no próprio local... Uma grande palavra de força aos nossoas Bombeiros VOLUNTÁRIOS. Os verdadeiros heróis.

7 comentários:

Anónimo disse...

Viva,

Este comentário do bombeiro Pipas, pela sua importância, converti-o em forma de artigo no Castelo. Podem aceder neste endereço.

[GuTo] disse...

Realmente é de lamentar o estado em que o nosso país se encontra. Desde já, Pipas devo congratolar-te por seres bombeiro, e diáriamente, lutar contra um inferno que está a destruir o Mundo. Infelizmente, só nestes momentos é que ficamos mais sensibilizados para tal, mas mesmo assim, por vezes há vozes que não vos dão o devido valor.
Aos Soldados da Paz, um muito obrigado, porque apesar de por vezes dizerem que demoraram a chegar, sabemos pois, que são poucos para tanto Inferno.
Ric, devo confessar também, que fico triste em ver tanta beleza natural destruída, neste caso, em concreto em Ourém.

Os Veteranos

João Caldeira Heitor disse...

Pipas os Bombeiros de Ourém merecem o meu respeito e admiração!
Os cães ladram e a caravana passa...
Se os terrenos fossem limpos, até mesmo os baldios que pertencem às juntas de freguesia afectadas, a tragédia teria sido menor.
Também as pessoas da EDP fizeram um grande esforço em procurar manter alimentadas as populações com electricidade.
A todos vós, os meus parabéns!
Ricardo parabéns pelo espaço.
Desconhecia.
Vou passar a visitar. Abraço

Ric Jo disse...

Pipas:Força Pipas. Admiro muito o que tu e os teus restantes colegas fazem em prol da sociedade. E é uma verdadeira honra pessoal ter um Soldado da Paz como um dos meus melhores amigos. Obrigada pelas palavras de quem andou a lutar contra este inferno, na primeira pessoa. Força!

Guto: Obrigado pelas tuas palavras. Quem tem a infelicidade de passar pelas terras por aqui ardidas (e não só por aqui, obviamente) fica completamente desolado ao ver o estado em que tudo ficou. Espero que por Vila do Conde e todo o resto do País, o inferno não seja uma presença.

Suplementador: agradeço a tua visita e palavras. Vai passando mesmo por cá. E já agora, qual o nome atrás do nick...?

E já agora, Pipas, o Fred é uma pessoa fixe e não foi concerteza com más intenções que ele publicou as tuas palavras. Eu até acho que se deveria dar voz a todos os Bombeiros de modo a ajudar nas vossas reinvidicações e penso que o artigo d'O Castelo foi isso mesmo...

Abraço para todos!

Ric Jo disse...

Tás a falar a sério Pipas?! F***-se... Há cenas do caraças. Fala-se de interesse financeiro por parte dos privados a quem se alugam os cannadair, mas dos bombeiros é a primeira vez que oiço e é no mínimo obsceno...

Anónimo disse...

Grande Pipas,
Revejo a tua tristeza nos teus comentários e que me levou também a deixar aqui um comentário
Considero que os incêndios são o terrorismo que assola Portugal. Neste jardim à beira mar plantado não há que temer fundamentalistas do Islão, não existem exigências bascas, nem sequer há colunatos por desocupar... Mas há este inimigo sem rosto, que também ataca os inocentes, e que camufla muitos interesses.
Desconheço a aflição de ter labaredas de 3 andares à porta de casa, mas até poderia compreender que a angústia de tal momento de cabeça perdida pudesse levar a atirar as culpas para os Bombeiros.. porque não se consegue pensar, porque é fácil, porque são o rosto mais vísivel, mais próximo nesta luta desigual.
Agora chegar ao dia seguinte e não reconhecer sensatamente o vosso esforço, os perigos que correram voluntariamente horas a fio, e que na verdade não fizeram mais porque era verdadeiramente impossível. Acho que é de uma ingratidão e estupidez tremenda! Para não falar nas injúrias e blasfémias de pós-rescaldo que é algo que considero verdadeiramente intolerável.
Aqui cada um olha para seu umbigo e só se preocupa com o seu pequeno quinhão.
No meio de tanta idiotice e incoerência trata-se os Bombeiros presisamente da forma contrária e somos incapazes de nos unir por uma causa que vale mesmo a pena (lembras-te de Timor?!) e que ameaça deixar Portugal num cenário semelhante ao norte de África em uma dezena de anos.
É nestas alturas que se vê a força e união de uma sociedade. Isto é uma causa para TODOS e não só para as vítimas!
Mas é assim na terra em que as responsabilidades e os deveres (e os azares!) só pertencem aos outros. E depois tenta-se justificar a estupidez com mais estupidez!
Europa fora e EUA os Bombeiros são verdadeiros heróis. São um orgulho da nação! Será um dia assim também em Portuga? Espero e acredito que sim!
Um abraço forte pelo teu esforço e dedicação na luta contra os fogos e na defesa de causas nobres.
Nelson

P.S.: RicJo parabéns pelas imagens que resultaram em mil palavras!

Ric Jo disse...

Obrigado pelas tuas palavras, Nélson. Acho que tens toda a razão. É preciso louvar os Bombeiros, especialmente os voluntários, cuja única recompensa é verem as pessoas e a natureza salvarem-se.