quinta-feira, dezembro 8

Resultado da Votação

Aquando da pergunta "Como Preferes Escrever, Ouriense ou Oureense?", o resultado foi de 61% dos Votos a favor da forma Oureense e 39% Votos a favor da forma Ouriense. Em seguida deixo alguns comentários que achei pertinentes e que poderão ajudar na compreensão da diferença entre os dois termos.

O Luís disse:

Prefiro Oureenses. Primeiro, porque gosto mais do som.Segundo, porque não sou de Ourim. Terceiro, porque a tal princesa de que descendemos todos se chamava de Oureana... Espero que isto fique escalrecido para todo o sempre.

O A. H. Neves disse:

O uso consagrou a forma ouriense, como se pode ver no uso dado por casas comerciais e associações, e reflectido no dicionário de língua portuguesa contemporânea da academia de ciências de lisboa; no entanto, etimologicamente as formas mais próximas (ao étimo = Ourém) são ourenense ou oureense; porém, a língua portuguesa tem capacidade para admitir as formas oureense e ouriense, assim como ourenense, as quais constam com entradas próprias, se bem que oureense seja apenas uma remissiva para ouriense;


Assim sendo, pessoalmente passarei a utilizar o termo Oureense, pois penso que será este o mais correcto.

Deixo agora mais uma questão: Como se deve escrever, Blog ou Blogue? Fica a pergunta.

1 comentário:

Filipe Simões disse...

Pois é,pelas palavras do Luis tem toda a lógica se escrever Oureense,mas desde pequeno que me habituei a escrever Ouriense.
Foi um bela questão,talvez a partir de agora eu seja mais Oureense e menos Ouriense.
Um abraço.