quinta-feira, fevereiro 23

Quote

"A vida separa-nos com a sua acidentalidade à primeira vista casual, e, quando um dia abanamos a cabeça como se a acordar de um devaneio, os nossos amigos tornaram-se estranhos e não podem ser recuperados."

in Fúria de Salman Rushdie.

A amizade é um dos sentimentos que mais aprecio e cultivo. Por vezes sou um agarrado no que a ela concerne. Não consigo viver sem ela.
Durante a vida vamos cultivando-a com aqueles que nos são mais próximos. Pessoas vão entrando e saíndo na nossa vida, tal qual a amizade, de um modo directamente proporcional. É algo natural. É algo que a vida nos proporciona.
Ao longo dessa vida vamos mantendo grandes amizades com pessoas que nos são muito especiais. Passamos momentos inesquecíveis com essas pessoas. Partilhamos alegrias, tristezas, frustrações, surpresas... Partilhamos intimidade, abrindo-nos a esses nossos amigos. Somos como familiares, não ligados por sangue, mas ligados pela partilha e co-vivência de sentimentos. E então pergunto, como é possível que uma pessoa com quem tenhámos vivido com tanta intensidade e intimidade uma amizade, passe a ser um vazio na nossa vida? Como é que alguém em que no momento da amizade julgamos tão importantes na nossa vida, deixa de fazer parte dela no futuro?
Nunca tiveram a certeza de que uma determinada pessoa iria ter um papel fundamental e sempre presente no resto da nossa vida, para um dia abanarmos a cabeça como se a acordar de um devaneio, esse nosso amigo tornar-se estranho e não poder ser recuperado?

8 comentários:

Anónimo disse...

Sim, infelizmente essa situação já me aconteceu e não foi só uma vez. Contigo nunca senti isso! para mim serás sempre um grande amigo, estejas onde estiveres! é curioso que posso não estar contigo 3meses seguidos, mas quando estamos juntos, sinto como se a última vez tivesse sido no dia anterior! é giro não é? para mim isto é amizade!

Anónimo disse...

A expressão do livro é forte, mas não acredito que seja num abanar a cabeça que descobres a falta de um amigo ou quando percorres com o olhar a distância que vai entre ti e alguém que estava a um piscar de olhos... Acredito que as pessoas se afastam pelas mais variadas razões e como disseste, vão e vêm na proporção das mudanças da nossa vida, mas temos sempre noção da perda durante a mesma. Muitas vezes estamos é mais preocupados com outras coisas e encolhemos os ombros num dizer: nada está perdido, mas agora não tenho tempo!
A amizade é para mim como 1 arvore delicada, tens que cuidar dela sempre, para a poderes ver crescer e para disfrutares do porto de abrigo q são os amigos!
Qto ao homem do post: Tenho mt orgulho em ti! A nossa amizade mantém-se, ainda q hoje não estejas a um piscar de olhos, sabemos que estamos a um estender da mão :)!

Anónimo disse...

oh caralho mandei t uma msg nem disseste nada.ngn t apanha!o meu jantar vai ser dia 27 no colombo.e noite de carnaval....
depois comfirma

Ric Jo disse...

Zita e Cátia, fico muito feliz ao ler as vossas palavras. Vocês sabem que o sentimento é recíproco e o quão vocês são especiais para mim. e se chegamos até aqui, ultrapassando os obstáculos todos que nos apareceram à frente, podemos dizer que o mais difícil foi ultrapassado. Que eu vos tenha do meu lado por muuuuuitos e bons anos!

Menino Guilherme, recebi a tua msg e confirmo a minha presença e da Rute. Eu sou um rapaz muito contido e sossegado e raramente deixo a protecção que é a minha casa, daí não me pores os olhos em cima....lol!
Fica combinado!Até 2ª. Abraço.

paulo disse...

Vou fazer uma jantarada para relembrar velhos tempos!!!

Próxima sexta (3 Março) em minha casa??

Ric Jo disse...

Tenho casamento no dia 4 em Ourém, logo para mim n vai dar... Véspera de carnaval durante e noite?

Axpegix disse...

True!!... uma das coisas mais frustrantes que me tenho apercebido desde os meus 18... 19 anos, é o constante trocar de amigos. Vamos criando grandes ligações com essas pessoas, seja por razões de trabalho ou escola e pura e simplesmente essa ligação é repentinamente terminada pelo "normal" rumo das nossa vidas, é irritante como somos impotentes para as fazer regredir... (wow... belo palavreado lol)

Chego a pensar que não vale a pena aprofundar tais amizades, pois mais cedo ou mais tarde, certamente vão acabar... como aconteceu com tantas outras...

Mas siga!!.. não podemo pensar muito nisso...

Ahn... falta a frase em inglês

Goo! Live the moment right now... because this moment is not going last forever...

Ric Jo disse...

Um comentário a sério do Axpegix! Fico contente por ter conseguido tal facto ;)

Tens razão no que dizes. Que se viva então o momento!